Bem-vindos ao nosso blog de alimentos !

Aqui você encontrará informações, dicas técnicas e inspiração para explorar o mundo dos alimentos.

PORTARIA MAPA Nº 539, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2022

Estabelece os Padrões de identidade e Qualidade da aguardente de cana e da cachaça.

O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, tendo em vista o disposto na Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, no Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, e o que consta do Processo nº 21000.031730/2020-84, resolve:

Art. 1º Ficam estabelecidos os Padrões de Identidade e Qualidade da aguardente de cana comercializada em todo o território nacional e da cachaça comercializada em todo território nacional e para exportação, na forma desta Portaria e do seu Anexo.

Art. 2º Ficam revogados os seguintes atos normativos:

I – a Instrução Normativa nº 13, de 29 de junho de 2005;

II – a Instrução Normativa nº 58, de 19 de dezembro de 2007;

III – a Instrução Normativa nº 27, de 15 de maio de 2008;

IV – a Instrução Normativa nº 27, de 13 de setembro de 2012; e

V – a Instrução Normativa nº 28, de 8 de agosto de 2014.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor em 1º de fevereiro de 2023.

§ 1º Fica estabelecido o prazo de dois anos, a contar da entrada em vigor da presente Portaria, para que sejam efetuadas as alterações no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos – SIPEAGRO, bem como as adequações de rotulagem, processo produtivo e composição para os produtos previamente registrados.

§ 2º Os produtos envasilhados e rotulados na vigência do prazo previsto no § 1º poderão ser comercializados de acordo com as regras estabelecidas na Instrução Normativa nº 13, de 29 de junho de 2005.

MARCOS MONTES

 

  

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Veja mais
segurança alimentar sauce consultoria

Como as empresas podem garantir a segurança alimentar em sua produção

A segurança alimentar é um tema de grande importância para a saúde pública e para a indústria alimentícia. Ela se refere à garantia da qualidade e da segurança dos alimentos desde a produção até o consumo final, garantindo que os alimentos sejam livres de contaminação e estejam adequados para o consumo humano. A contaminação dos

Químico de alimentos

Os benefícios de contar com um químico de alimentos na sua indústria alimentícia

A importância do conhecimento técnico do químico de alimentos na escolha de ingredientes de qualidade A indústria alimentícia é uma das mais importantes do mundo, responsável por produzir alimentos que nutrem e alimentam bilhões de pessoas todos os dias. Mas produzir alimentos de qualidade não é uma tarefa simples. Há uma série de fatores que

aditivos quimicos em alimentos

Por que os aditivos alimentares são necessários na indústria de alimentos?

O uso de aditivos alimentares e conservantes em alimentos tem sido objeto de muita controvérsia nos últimos anos. Muitas pessoas estão preocupadas com os possíveis efeitos nocivos desses produtos químicos em nossa saúde. No entanto, os aditivos e conservantes são essenciais para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos que consumimos todos os dias.